As cidades confrontam-se com o envelhecimento das suas estruturas e áreas construídas, a evolução das suas funções económicas e a alteração das características sociais da população.
Para manter um quadro de vida harmonioso, uma economia dinâmica e uma estrutura social equilibrada, é necessário um conjunto de atividades públicas (e, por vezes, público-privadas).
A reabilitação urbana visa principalmente regenerar e conservar o património edificado ou o ambiente urbano, incluindo os seus ecossistemas. Para além da recuperação de edifícios históricos e de paisagens urbanas, estas atividades incluem ainda a modernização e melhoria de equipamentos e o respeito pelas normas e regras ambientais e de segurança.
No âmbito da legislação nesta matéria, o Município de Fafe procedeu à delimitação da de uma única Área de Reabilitação Urbana (ARU), a do Centro Histórico da Cidade de Fafe
A Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico corresponde à congregação da área densificada da Cidade de Fafe, num esforço estratégico continuado de aposta na reabilitação urbana, na sequência de várias intervenções concertadas, nas áreas consolidadas do ponto de vista do tecido urbano e dos valores arquitetónicos, envolvendo áreas de degradação e obsolescência, na qual se concentram oportunidades de transformação e qualificação do ambiente urbano, das atividades económicas e da inclusão social.
Pretende-se uma intervenção a vários níveis - no espaço público, nas infraestruturas, nos equipamentos e no edificado - criando condições que motivem a sua recuperação e reabilitação dos edifícios degradados, criando um ambiente propício para o rejuvenescimento das atividades económicas, para a atratividade de investimento, habitantes e visitantes, e para a melhoria do ambiente urbano e da qualidade de vida.
Abertura da discussão pública do Programa Estratégico para a Execução de Operação de Reabilitação Sistemática para a Área de Reabilitação Urbana (ARU) da cidade de Fafe, publicada em Diário da República nº 141, 2ª série, em 22 de julho de 2020, Aviso n.º10804/2020. Ocorreu entre 29/07/2020 e 17/08/2020. Documento em Discussão Pública aqui.
A Assembleia Municipal de Fafe, em sessão extraordinária realizada no dia 02 de setembro de 2020, deliberou, por unanimidade, aprovar, sob proposta da câmara municipal de Fafe, na sua reunião de 27 de agosto de 2020, o Programa Estratégico para execução de Operação de Reabilitação Urbana (ORU) Sistemática para a Área de Reabilitação Urbana (ARU) da cidade de Fafe, publicada em Diário da República nº 173, 2ª série, em 4 de setembro de 2020, Aviso n.º 13200-B/2020. Documento Final disponível aqui.