O Município de Fafe viu aprovada a candidatura ao Programa Radar Social, no âmbito da Componente 03 – Respostas Sociais, investimento RE-C03-i01 - Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O Radar Social visa o desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais.
O trabalho a desenvolver no âmbito deste projeto contempla duas fases de atuação durante as quais se prevê, entre outras ações:
Fase 1 (até 3 meses) Atualização: diagnóstico social, plano de desenvolvimento social e plano de ação.
- Atualizar o diagnóstico social, o plano de desenvolvimento social e o plano de ação;
- Mapear os recursos regionais e locais, em estreita articulação com as cartas sociais municipais.
Fase 2 (até 24 meses)
- Sinalização de situações de vulnerabilidade social no território e execução do plano de ação.
- Implementar um sistema de informação de âmbito nacional que identifique, pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social:
- Referenciação em contexto de vida, da pessoa ou família em situação de vulnerabilidade social;
- Realização da avaliação social preliminar e prospetiva da situação sociofamiliar, registando o seu resultado
- no sistema integrado de georreferenciação;
- Informação/orientação da pessoa ou família, assegurando o seu encaminhamento para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social ou dos parceiros da Rede Social, mediante a ativação do sistema integrado de referenciação
- Promover e referenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, promovendo a participação e sustentabilidade das comunidades:
- Ativação direta da rede de recursos locais da Rede Social local, sempre que da referenciação resultar a necessidade de uma intervenção social emergencial.
- Executar o Plano de Ação identificado na Fase do projeto, devendo ter como referência as atividades abaixo descritas.
METODOLOGIA:
- Articulação com Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social (CLAS) no sentido de sistematizar atuação;
- Estabelecer linha de atuação com Comissões Sociais de Freguesia, no sentido da cobertura territorial do projeto;
- Promover encontros de trabalho setoriais nomeadamente com os serviços da Segurança Social, Educação, Saúde, Emprego, Setor Social, Juntas de Freguesia, Forças de Segurança Pública;
- Identificação de“radares comunitários”;
- Articulação com os diversos serviços e projetos da Divisão de Coesão Social(DCS);
- Estabelecer o formato de atuação com os Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social(SAAS);
- Identificar os circuitos de interação entre todos.